Em comemoração dos 170 anos da primeira história em quadrinhos do Brasil, disponibilizamos em alta resolução a pioneira obra de Sisson para que você possa guardar, imprimir e emoldurar.
Comemoração dos 170 anos da primeira história em quadrinhos do Brasil
Duas páginas no formato 30x40cm para você imprimir e emoldurar.
A combinação de imagens e textos dispostos em sequência, esteticamente estruturados em quadros para contar uma história, é o que define a História em Quadrinhos (HQ).
A primeira vez que uma narrativa neste formato surgiu em terras brasileiras foi em 15 de outubro de 1855, quando a revista “O Brasil Illustrado” publicou “O Namoro, Quadros ao Vivo”, de Sébastien Sisson.

A arte sequencial de Sisson retrata de modo divertido, como se desenrolava um namoro em sua época. A história termina com dois possíveis finais ilustrados com humor, embora um tanto indesejáveis.
O estudioso Herman Lima, notório por seu trabalho de pesquisa e catalogação da arte gráfica e do humor no Brasil, foi quem identificou e apontou a obra de Sisson como a primeira história em quadrinhos a aparecer no país.
Em julho de 1954, Lima realizou uma exposição na Biblioteca Nacional sobre “A Caricatura na Imprensa do Rio de Janeiro”. A HQ de Sisson foi uma das principais atrações, recebendo a atenção especial de Carlos Drummond de Andrade, que expressou seu encantamento pela série durante o evento.
Setenta anos depois, a obra foi exibida mais uma vez na magnífica Biblioteca Nacional, na mostra “Sisson, 200 Anos”, com a exposição do exemplar original e a apresentação da HQ em formato digital.