Na sexta-feira, dia 25/10, ocorreu a abertura da exposição “Sisson, 200 Anos” na Biblioteca Nacional, um evento grandioso que celebra os 200 anos de nascimento de Sébastien Auguste Sisson, artista francês cujo legado marcou profundamente a história do Brasil.
A cerimônia iniciou-se com os discursos de Bárbara Ferreira, curadora da exposição, e de seu marido, Christian Sisson, idealizadores do Instituto Cultural que organizou a mostra, acompanhados por Angelina Sisson, filha do casal.
Bárbara nos fez refletir sobre o impacto das nossas vidas nas vidas dos outros e sobre como a trajetória dos nossos antepassados nos inspira, nos fortalece e serve como exemplo — ainda que às vezes seja um exemplo do que não fazer —, incentivando-nos a superar as dificuldades do dia a dia e a seguir em frente.
Christian compartilhou a envolvente história de sua vida, contando como, ainda criança, tomou conhecimento do legado de seu tataravô, narrando as primeiras produções do Instituto até o momento grandioso desta inauguração, onde proferiu a comovente frase: “Feliz aniversário, grand-papa”.
Em seguida, o presidente da Biblioteca Nacional, Sr. Marco Lucchesi, brindou-nos com sua simpatia e erudição, fazendo um belo discurso que rememorou a passagem de Sisson pela instituição.
Para fechar com chave de ouro a cerimônia de abertura, os convidados foram presenteados com um belíssimo recital do renomado pianista Alvaro Siviero, que, com sua sensível percepção artística, selecionou três peças musicais e explicou as razões de cada escolha, dedicando uma delas ao heroísmo de Bárbara Ferreira e Christian Sisson pela persistência na árdua trajetória de desenvolvimento deste Instituto Cultural.
O evento contou com a presença de descendentes de Sisson, especialmente Filipe Sisson, fundador da iGUi, que generosamente patrocinou essa celebração.
Foram momentos muito especiais que, com certeza, ficarão eternizados na memória deste Instituto. Assista abaixo a cerimônia de abertura.