Sisson 200 Anos

Abertura da Exposição dia 25 de outubro, na Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional do Brasil apresentará a exposição comemorativa do bicentenário de nascimento do artista francês Sébastien Auguste Sisson, por iniciativa do Instituto Sébastien Sisson e da iGUi Worldwide.

Com curadoria de Bárbara Ferreira, a mostra reúne obras raras da iconografia brasileira e demais itens históricos de grande valor, oferecendo uma jornada única pela história do Brasil por meio do estreito relacionamento do artista com a biblioteca e do grande acervo de sua autoria preservado por esta Instituição.

A exposição, que apresentará mais de 170 itens históricos e estará aberta ao público a partir de 25 de janeiro, busca promover uma imersão na apreciação da especialidade artística de Sisson: retratos magnificamente litografados. São mais de 100 retratos de personalidades históricas do Brasil do século XIX de autoria do artista.

Outras duas importantes vertentes artísticas de Sisson serão exibidas na mostra: as belíssimas gravuras de paisagens e monumentos dos oitocentos e divertidas charges e caricaturas que ilustraram periódicos daquela época, incluindo a primeira história em quadrinhos brasileira (O Namoro, Quadros ao Vivo), publicada em “O Brasil Ilustrado” de 15 de outubro de 1855.

Sébastien Sisson e a Biblioteca Nacional: um artista que deixou um belo legado ao Brasil e uma instituição que conserva tal legado; uma outrora interação frutífera entre ambos, a qual poderá ser conhecida nesta grande exibição de aniversário dos 200 anos de nascimento do artista.


Sisson 200 Anos

Local: Fundação Biblioteca Nacional

Av. Rio Branco, 219 – Rio de Janeiro
Abertura: 25 de outubro de 2024, às 14h


Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest

Outros Artigos