Retratos formato cartão de visita

A invenção que popularizou a fotografia.

Foi o modismo de troca de retratos que solidificou a fotografia no mundo. Uma invenção de 1854 do fotógrafo francês André-Adolphe-Eugène Disdéri que patenteou sua criação como “carte-de-visite”.

Tratava-se de pequenos cartões de aproximadamente 10×7,6cm onde pequenas fotografias de aproximadamente 8,89×6,35cm eram coladas sobre o cartão.

Fotografia de Marie Justine Faller, Disdéri Photographe, 1860 c. Acervo Instituto Sébastien Sisson.

A invenção de Disdéri permitia obter 8 diferentes poses em apenas uma chapa de vidro onde uma única câmara fotográfica com quatro lentes capturava as primeiras 4 fotos. A chapa então, se deslocava e permitia a exposição de mais 4 fotos.

Andre Adolphe-Eugene Disdéri – Mme du Bouzay – 1860 c.

A invenção popularizou este formato de fotografia em todo o mundo. Os cartões fotográficos se tornaram rapidamente objetos desejáveis por personalidades ilustres e pela classe média alta que costumavam trocar cartões com amigos e familiares.

Os cartões conferiam status social à pessoa fotografada e por vezes, continham dedicatórias no verso. Desta forma, a fotografia tornou-se parte da vida do homem daquela época.

Dedicatória em verso de cartão de visita fotográfico, 1872c.
Henschel & Benque. Photographos da Casa Imperial. Acervo Instituto Sébastien Sisson.

A esposa de Sisson, Marie Justine Faller, foi fotografada no estúdio de Disdèri em Paris. Seu cartão fotográfico faz parte do acervo do Instituto junto com outras fotografias de familiares e amigos da família Sisson incluíndo a da Princesa Isabel e a do Conde d’Eu compondo um belo álbum de fotografias, um outro modismo oitocentista consequência do colecionismo dos cartões fotográficos.

Cartões de visita parte do álbum fotográfico da família Sisson. Acervo Instituto Sébastien Sisson.

No Brasil, fotógrafos foram condecorados pelo Imperador D. Pedro II com o título de Photographo da Casa Imperial como Buvelot & Prat, Joaquim Insley Pacheco, Stahl & Wahnschaffe, José Ferreira Guimarães e Henschel & Benque.

Cartões de visita de alguns destes e outros de estúdios franceses, fazem parte do acervo do Instituto Sébastien Sisson.


Fontes

André-Adolphe-Eugène Disdéri. In: Encyclopædia Britannica. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Andre-Adolphe-Eugene-Disderi Acesso em: 14 Fev. 2020.

Cartões de visita — cartes de visite. In: Brasiliana Fotográfica. Disponível em: http://brasilianafotografica.bn.br/?p=3873 Acesso em: 14 Fev. 2020.

Cartão de visita. In: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo84/cartao-de-visita. Acesso em: 14 Fev. 2020.

Biography: 19th Century Portrait photographer André-Adolphe-Eugène Disdéri. Monovisions. Disponível em: https://monovisions.com/andre-adolphe-eugene-disderi-biography-19th-century-portrait-photographer/ Acesso em: 14 Fev. 2020.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest

Outros Artigos