O design da exposição sobre o pioneirismo de Sisson na arte da caricatura

Com colaboração dos alunos do Curso de Design de Exposições do Parque Lage

A convite de Luciano Magno, pesquisador e curador da Bienal Internacional de Caricatura, idealizamos uma exposição sobre o pioneirismo de Sisson nesta arte a fim de fazer parte da programação da Bienal ocorrida em dezembro de 2013.

Bárbara Ferreira, curadora e designer da exposição, optou em apresentar charges de autoria de Sisson que ilustraram duas revistas do século XIX: O Brasil Ilustrado e L’Iride Italiana com destaque à primeira onde foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira.

Projeto expografico
Projeto expográfico e curatorial da exposição.
Primeira hq brasileira
Reprodução da primeira história em quadrinhos brasileira.

Contamos com o apoio dos alunos do Curso de Design de Exposições do Parque Lage na montagem do evento. Algumas das aulas aconteceram no próprio espaço expositivo. Sob orientação dos mestres Luis Alberto Zuñiga e Cintia Kury, os alunos puderam planejar e executar a montagem como exercício de conclusão do curso.

A exposição apresentou um vasto conteúdo histórico distribuídos em painéis suspensos, painéis luminosos e projeção audio visual em um espaço alternativo na Lapa (Rio de Janeiro), situado na rua Joaquim Silva, antiga rua Santa Teresa, onde residiu Sisson.

Uma das principais atrações da mostra foi a criação e exibição do vídeo “Caricaturas & Charges – S.A. Sisson”, feito por Christian Sisson , tataraneto do artista, que revisitou, em formas de imagens contínuas, numa narrativa de desenho animado, da época do cinema mudo, algumas das caricaturas e charges de Sisson, publicadas em 1855 e 1856 no Rio de Janeiro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest

Outros Artigos